Manejo Integrado

Conheça mais sobre a ciclo de Manejo Integrado (MIP)

Manejo Integrado

O controle biológico é um componente da estratégia do manejo integrado de pragas e doenças . O controle biológico assume importância cada vez maior em programas de manejo integrado, principalmente em um momento que se discute muito a produção integrada rumo a uma agricultura sustentável. Nesse caso, o controle biológico constitui um dos pilares de sustentação de qualquer programa de Manejo Integrado.

ManejoIntegrado_SiteControleBiologico

Controle Biológico

No sistema de produção a proteção de plantas contra incidência de pragas e doenças pode ser definida como o emprego do uso de medidas que visam impedir ou diminuir a proliferação de organismos maléficos às culturas, de modo a evitar ou reduzir danos e, consequentemente, prejuízos.
O Controle Biológico consiste no uso de agentes biológicos de controle para prevenir, reduzir ou erradicar a infestação de pragas e doenças nas plantações. O uso de agentes biológicos de controle tem como resultado a redução da população da praga ou incidência de doença, mantendo um nível que não cause danos econômicos às culturas.

Deficiência Nutricional

Plantas com baixas concentrações de aminoácidos livres e açúcares redutores atraem menos insetos praga e patógenos. Uma planta bem nutrida tem melhor capacidade de proteossíntese, processo que captura os aminoácidos livres, construindo cadeias polipeptídicas (proteínas) e aumentando naturalmente a resistência contra pragas e doenças. A desnutrição e outros fatores que impedem a síntese de proteínas, como o desequilíbrio do sistema de produção e condições climáticas adversas são responsáveis diretas pela ocorrência de doenças e o ataque de insetos.

ManejoIntegrado_SiteDeficienciaNutricional

Os Agentes Biológicos de Controle (ABC)

Produtos comerciais à base desses organismos são chamados defensivos biológicos e possuem as seguintes características:

Baixa toxicidade 0
Segurança no Manuseio 0
Baixo Impacto Ambiental 0
Baixa Pressão (resistentes) 0

Microbiológicos: Bactérias

Microbiológicos: Fungos

Microbiológicos: Vírus

Macro Biológicos: Parasitoides

Macro Biológicos: Predadores

Entre em contato com nossa equipe de especialistas.