Nome científico: Dalbulus maidis

Culturas: Milho

Comportamento: As cigarrinhas geralmente ficam localizada no cartucho do milho, tendo elevada mobilidade entre as áreas de cultivo. A incidência da praga varia de acordo com as condições climáticas, sendo favorecido pela baixa precipitação e temperaturas mais elevadas. Os danos causados consistem na sucção de seiva (dano direto) e transmissão de molicutes e vírus (dano indireto). Sendo o dano indireto mais relevante a nível de redução da produtividade. A fêmea da cigarrinha do milho pode ovipositar de 400 a 600 ovos no período de 4 a 8 dias. Se reproduz somente na cultura do milho, porém pode sobrevier em outras espécies de gramíneas, como o sorgo (sobrevive por cerca de 3 semanas) e milheto (até 5 semanas).

Ciclo de vida: Período de incubação => 8 a 10 dias; Período ninfal => 15  a 17 dias; Período adulto => macho 16 dias e fêmea 42 dias.

Doenças causadas: Vetor do enfezamento vermelho (maize bushy stunt phytoplasma – MBSP), enfezamento pálido (corn stunt spiroplasma – CSS) e rayado fino (MRFV).

Como controlar?

Latria é um inseticida e acaricida biológico composto pelo microrganismo Beauveria bassiana.